Santo Antônio: dom João Justino celebra a Eucaristia em Roça Grande

Dom João Justino, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, presidiu Celebração Eucarística, durante a Festa do Padroeiro, no Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande, em Sabará.  O padre Agnaldo Fernandes, reitor do Santuário, concelebrou a Missa, que foi a primeira do dia, às 7h.

Segundo dom João, entre os muitos títulos atribuídos a Santo Antônio, um pode ser considerado o mais importante: “Santo Antônio é conhecido como Doutor Evangélico: não só por ter sido um grande conhecedor da palavra de Deus, mas também por ter vivido a sua vocação de discípulo, de pregador, de cuidador dos pobres. A vida de Santo Antônio exalava o perfume do evangelho” afirma dom João.

Ao final da celebração, foi feita a tradicional bênção e distribuição dos pães de Santo Antônio. A história do pão de Santo Antônio surgiu de um fato curioso: Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer. Foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento. Até hoje, na devoção popular, o pãozinho de Santo Antônio é  símbolo da partilha e da solidariedade.

Ao longo de todo o dia, milhares de fiéis da comunidade e romeiros vindos de várias partes do país participarão das celebrações no Santuário. Para ver a programação de Missas no Santuário Santo Antônio de Roça Grande e nas paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte, clique aqui.

Clique aqui e veja entrevista de dom João Justino para o programa Bom Dia Minas, da TV Globo.

Veja matéria do MGTV – 1ª Edição, clique aqui.