Santa Sé apresenta documento que orientará reflexões da segunda sessão do Sínodo dos Bispos

Como ser Igreja sinodal missionária? Esta é a pergunta que guia o texto-base Instrumentum laboris (IL) apresentado, nessa terça-feira, 9 de julho, pela Santa Sé. O documento orientará os trabalhos da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos prevista para ocorrer de 2 a 27 de outubro deste ano, em Roma. Desde 2021, o processo sinodal foi iniciado e propõe ao clero a reflexão de propostas para uma Igreja mais participativa e próxima do povo.

O texto-base foi divido em cinco seções compostas por:  introdução, fundamentos e três partes centrais. Entre as sugestão e propostas de reflexão estão a valorização da mulher; as relações com Deus, entre irmãos e entre as Igrejas; os percursos formativos e discernimento comunitário e a necessidade de transparência e prestação de contas.

Já o fim do documento traz um convite para prosseguir o caminho como “peregrinos da esperança”, também na perspectiva do Jubileu de 2025.

*Informações: Vatican News