Comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte celebram a Festa de Santa Efigênia, conhecida pelos fiéis como protetora do lar, contra os incêndios e protetora dos militares.
Na Paróquia Santa Efigênia dos Militares, do bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, a Novena dedicada à Padroeira começou no dia 13 de setembro. Neste domingo, 22 de setembro, Festa de Santa Efigênia, uma procissão com carros, levando a imagem da Padroeira, percorrerá as ruas próximas à Paróquia, a partir das 8h30. Às 19h, os fiéis se reúnem para a Missa Solene, com benção especial para as famílias.A Paróquia Santa Efigênia dos Militares fica na Rua Alvares Maciel, 223, Santa Efigênia, Belo Horizonte. Mais informações: (31) 3241-1348 e Instagram @santaefigeniadosmilitares.
Na Paróquia Santa Efigênia, em Nova Lima, a Festa será no sábado, dia 21 de setembro, com a Santa Missa celebrada às 18h e procissão motorizada.
A Paróquia Santa Efigênia, em Nova Lima, está localizada na rua Paraná, nº 191, Cristais, Nova Lima. Mais informações: (31) 3541-7322. Instagram: @santaefigeniadenovalima.
Live Geração Santa
A Live Geração Santa deste mês contou a história de fé e coragem da Santa que é reconhecida como a protetora dos lares, dos incêndios e dos militares e sua relação com a juventude.
Santa Efigênia
Santa Efigênia era filha de Égipo e Eufenisa, reis de Núbia, um pequeno reino da Etiópia, na África. Conta-se que oito anos depois da Ascensão de Jesus, quando o apóstolo Mateus e outros discípulos foram evangelizar a região de Núbia, não foram bem acolhidos. Somente a princesa Efigênia compreendeu que devia adorar um só Deus, rejeitando o paganismo.
Diante da propagação do Cristianismo, os chefes pagãos – muito influentes na cidade – decidiram oferecer Efigênia em sacrifício em uma fogueira. Ao aguardar o trágico momento, a Santa consagrou-se a Deus. Quando as chamas estavam altas, Efigênia invocou o nome de Jesus. Os que estavam presentes testemunharam o aparecimento de um anjo do céu que a salvou.
Santa Efigênia ajudou a difundir o cristianismo na região e encontrou muita resistência, em destaque a do seu tio Hirtaco. Ele provocou um grande incêndio no reino, que foi enfrentado por Efigênia e seu irmão, Efrônio.
Após o episódio, Efrônio foi proclamado rei de Núbia, governando em paz, por 70 anos.
Santa Efigênia é considerada “Libertadora de Núbia” e é conhecia como protetora contra os incêndios, dos lares e dos militares. Nas representações iconográficas, a Santa aparece segurando uma casa ou uma igreja em chamas.