Integrantes da coordenação do Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (SAJ) se reuniram, durante encontro presidido pelo bispo auxiliar dom Vicente Ferreira e pelo vigário episcopal para Ação Pastoral, padre Joel Maria dos Santos, para definir a composição de núcleos de trabalho, dedicados a fortalecer a evangelização das juventudes.
O Secretariado passa a ser configurado por seis núcleos, cada um deles integrado por dois representantes. Os núcleos caminharão sempre de forma sinodal, com a articulação da coordenação e secretaria do SAJ. A representação dos núcleos ficou da seguinte forma: Núcleo de Comunicação, Mídias e Espaços Digitais – Cícera Botelho e Nathalia Ferreira; Núcleo de Diálogo Ecumênico, Intercultural e Inter-religioso – João Paulo Dias e Glauber; Núcleo de Linguagens, Música e Outras Expressões Artísticas – padre Dênis Oliveira e Jefferson; Núcleo de Participação Litúrgica, Eventos e Vida Cotidiana – padre Fernando Lima e Letícia Souza; Núcleo Laudato Si’: economia, política, trabalho e casa comum – padre Wagner Douglas e Camilla Marques; e Núcleo Grupos de Jovens que, por ter caráter transversal, é composto por todos os integrantes dos demais núcleos. Na coordenação e secretaria do SAJ estão as jovens Cícera Botelho e Nathalia Ferreira.
Bispo referencial para as juventudes na Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Vicente Ferreira sublinhou que a equipe do SAJ deve investir para consolidar, cada vez mais, alianças de trabalho, mesmo que o contexto de pandemia seja desfavorável para a realização de encontros presenciais. O Bispo lembrou que a juventude é fase da vida marcada por muitas ideias e inquietações. “Precisamos selar, cada vez mais, uma aliança de trabalho coletivo, sempre respeitando as diferenças, tendo diálogos e priorizando os pontos em comum dos membros da equipe”.
O encontro do SAJ, no último sábado, reuniu jovens, presbíteros, representantes das regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Pastoral Universitária PUC Minas.