Sacerdotes se encontram para a 1ª reunião do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas

Um histórico momento foi vivido nesta sexta-feira, 14 de julho, quando sacerdotes de paróquias com trabalhos pastorais em vilas e favelas se reuniram na Cúria Metropolitana, no 1º Encontro do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas. O bispo auxiliar referencial para o Vicariato, dom Vicente Ferreira, e o vigário episcopal, padre Wagner Calegário de Souza, conduziram a reunião.

Dom Vicente destacou que a Arquidiocese de Belo Horizonte, com suas características, tem força para desenvolver um trabalho referencial nas vilas e favelas. Nesse primeiro encontro, os cerca de 20 padres participantes partilharam informações sobre as comunidades de fé em que estão inseridos, nas periferias da cidade. Detalharam iniciativas já desenvolvidas e indicaram os desafios a serem vencidos.

Para o padre Wagner Calegário, essa experiência de partilha é importante, pois o conhecimento das múltiplas realidades das vilas e favelas, presentes nos municípios que integram a Arquidicoese de Belo Horizonte, contribui para o desenvolvimento dos projetos que terão a articulação do Vicariato.

Algumas propostas estão definidas, a exemplo da maior inserção dos diáconos permanentes, seminaristas, religiosos e religiosas nos trabalhos missionários desenvolvidos nas vilas e favelas, considerando a realidade de cada contexto paroquial. A ideia, conforme explica o padre Wagner Calegário, é o fortalecimento da comunidade eclesial, sempre em sintonia com o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Com entusiasmo, dom Vicente Ferreira ressaltou que a união de todos, a partir do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária, pode contribuir para a formação de líderes nas regiões mais pobres das cidades que integram a Arquidiocese.