Sacerdotes refletem ações pastorais na Assembleia Geral do Clero

Mais de 200 sacerdotes compareceram à Assembleia Geral do Clero, realizada na Casa de Retiro São José, nesta terça-feira, 23. Durante a solenidade, os padres, representando as diversas paróquias que integram a Arquidiocese de BH, refletiram sobre as ações pastorais.

No período da manhã, o Frei Luiz Antônio Pinheiro fez uma apresentação em que mostrou as diferenças entre o meio urbano e o meio rural, com o objetivo de chamar a atenção para a importância de se adequar as ações evangelizadoras aos diferentes ambientes. Entre outras coisas, ele lembrou que o meio urbano é marcado por novas formas de sociabilidade, viabilizadas principalmente pelas redes de comunicação digitais. O quadro comparativo estabelecido por Frei Luiz foi enriquecido com as contribuições da professora Izabella Faria de Carvalho, do Centro de Informações Georeferenciadas, Pastorais e da Religião (CEGIPAR) da PUC Minas.

Já no período da tarde, como ocorre a cada triênio, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, deu posse aos novos vigários. Ele agradeceu aos sacerdotes que estiveram à frente dos vicariatos nos últimos três anos. “Caminhando pelas paróquias, vendo as ações, guardo no coração a certeza que somos Igreja viva em missão. Quero, mais uma vez, renovar meu agradecimento pelo grande empenho de todos nesta tarefa que é grande e bela, mas também é muito árdua.”

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, lembrou que toda mudança provoca renovação. Ele enfatizou ser importante a união de forças e diferenças no projeto de evangelização da Igreja. “A comunhão não é a soma de iguais, mas uma união de diferenças que se somam em prol da Igreja”.

Os novos vigários foram empossados para o triênio 2011-2013.