Sacerdotes da Rensa concluem o retiro anual

Padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) concluíram na quinta-feira, dia 13, o Retiro do Clero. Dezenas de sacerdotes estavam reunidos desde segunda-feira, dia 10, em Ouro Preto (MG), para o encontro, que teve assessoria teológica de dom Otacílio Ferreira Lacerda, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte que é referencial para a Rensa.

A programação do retiro incluiu momentos de formação, partilha, adoração ao Santíssimo Sacramento e Missas. Também foi uma oportunidade fortalecer, ainda mais, os laços de fraternidade entre os sacerdotes da região. O arcebispo dom Walmor esteve reunido com os padres da Rensa, durante o retiro, nesta quarta-feira, 12.
Um dos temas refletidos durante o retiro foi a Missão do Presbítero. Para amparar a reflexão, dom Otacílio fundamentou-se na Exortação Apostólica do Papa Francisco A Alegria do Evangelho – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. O Bispo enfatizou a alegria que os padres devem sentir pelo chamado e envio ministerial feito pelo próprio Cristo. “O retiro é uma necessidade vital e uma graça que Deus nos concede. Um privilégio que não pode ser desperdiçado para a renovação do ardor em nossa missão evangelizadora”, destacou dom Otacílio.

Lembrando o início de sua caminhada com os padres da Rensa, dom Otacílio fez um balanço da experiência de oração e partilha. “Esse foi o primeiro retiro em que eu ajudei os padres a refletirem sobre a graça da vocação. Foi verdadeiramente um avivar da vocação presbiteral”, conclui o bispo.