Sabará: fé e tradição na celebração de Corpus Christi

A tradicional celebração de Corpus Christi em Sabará (MG), reuniu centenas de fiéis na manhã desta quinta-feira, dia 19, para a Missa presidida por dom João Justino de Medeiros Silva, concelebrada por padres da Forania São Sebastião, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Durante todo o percurso da procissão com o Santíssimo Sacramento para a Igreja Nossa Senhora da Conceição – cerca de quatro quilômetros, os fiéis se emocionaram com a riqueza da fé e da cultura, representada nos tapetes de serragem que cobriram o percurso.

No Dia de Corpus Christi a Igreja celebra o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Dom João Justino ressaltou que esta festa é uma espressão verdadeira e popular da fé católica. Fé que mobiliza as pessoas para manifestarem sua crença em Cristo e na Eucaristia. “O tapete de serragem confeccionado pela população é um gesto de amor e de acolhida ao Cristo que vem ao nosso encontro”. O bispo ressaltou ainda a importância da data, como um importante momento para se refletir sobre o perdão, a reconciliação e a fraternidade para com o próximo. E disse: “Encha seu coração de paz para que, onde quer que você esteja, seja um portador da paz de Cristo”.

Em Sabará, a procissão de Corpus Christi sobre os tapetes feitos com serragem colorida, começou há 200 anos. Desde então, a comunidade se reúne na véspera e, durante toda a madrugada enfeitam as ruas, as casas e esperam com grande alegria a passagem da procissão que reaviva a fé por meio da presença de Cristo.

Imprensa:

– TV Globo: MGTV 1  |  MGTV 2