Sabará: comunidades de fé celebram a Festa de Santo Antônio

O Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande (Sabará) recebe um grande número de peregrinos neste fim de semana quando será concluída a Festa de Santo Antônio. A programação especial, que começou no dia 31 de maio, termina no domingo, dia 15, com a Celebração Eucarística das 17h. Nessa sexta-feira, 13 de junho, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrou Missa no Santuário e destacou as virtudes de Santo Antônio: a sabedoria, a proximidade com os mais pobres e a obediência à Palavra de Deus. O Arcebispo ressaltou também a importância do Santuário Arquidiocesano que fica em Roça Grande (Sabará), que há três séculos recebe peregrinos. “Trata-se de um dos pilares da fé tricentenária de Minas Gerais”.

Durante sua homilia, dom Walmor convidou cada fiel a inspirar-se no exemplo de Santo Antônio. Explicou que o Santo não deve ser reconhecido apenas pela fama de ser “casamenteiro”, mas, principalmente, por suas outras virtudes. “Santo Antônio nos ensina que o valor de cada um de nós é medido pelo que levamos no coração”, disse, acrescentando: “Ele tornou-se admirável não somente por sua inteligência – conhecia a Sagrada Escritura de cor – mas porque era bom, simples, respeitoso e confiante em Deus. A devoção a Santo Antônio deve nos inspirar a ser assim “.

O Arcebispo alertou que os atuais problemas enfrentados pela humanidade, como a violência, a dependência química e a desorganização familiar, surgem porque corações perderam o rumo da bondade. Para dom Walmor, a devoção a Santo Antônio deve convencer cada coração a ser bom. Os devotos do Santo, conforme ensina o Arcebispo, precisam trabalhar para construir uma sociedade melhor. “Santo Antônio era um pregador que olhava atentamente para a realidade. Ele questionava tudo o que estava errado na sociedade do seu tempo. Nós não podemos deixar de refletir sobre nossa sociedade”.

Dom Walmor ressalta que a mobilização pela reforma política no país é uma importante oportunidade para que todos, seguindo o exemplo de Santo Antônio, ajudem a melhorar a sociedade brasileira. O Arcebispo fez um convite para que cada um contribua com o abaixo-assinado que objetiva garantir a tramitação do Projeto de Lei sobre a Reforma Política no Congresso Nacional. “Vamos voltar para casa refletindo que, para alcançarmos graças, precisamos assumir o compromisso de sermos bons e de passar pelo mundo fazendo o bem”, concluiu.

No sábado e domingo, as Missas serão celebradas de duas em duas horas no Santuário Arquidiocesano Santo Antônio.

Clique aqui e veja programação.

Clique aqui e veja a reportagem da TV Alterosa.