Roma: dom Walmor concelebra a Eucaristia com o Papa Francisco

O arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, concelebrou a Eucaristia com o Papa Francisco, na manhã desta sexta, dia 31 – Dia da Visitação de Nossa Senhora, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.

Durante a homilia, o Papa disse que todo cristão deve anunciar o Evangelho com alegria.

O Santo Padre refletiu sobre as leituras do dia. A primeira, do profeta Sofonias, que fala da exclamação “Alegra-te! Grita de alegria, o Senhor está no meio de ti!” (Sf 3,14). A segunda, extraída do Evangelho, que diz de Isabel e do filho que “exulta de alegria” no ventre ao ouvir as palavras de Maria (cf. Lc 1, 39s). Diante das leituras o Papa disse: “Tudo é alegria”. Mas, segundo o Papa Francisco, muitas vezes parece que os cristãos gostam mais de se lamentar, deixando de lado a alegria que é oferecida pelo Espírito Santo.

“É justamente o Espírito que nos guia: Ele é o autor da alegria, o Criador da alegria. E esta alegria no Espírito nos dá a verdadeira liberdade cristã. Sem alegria, nós cristãos não podemos nos tornar realmente livres, nos tornamos escravos das nossas tristezas. O grande Paulo VI dizia que não se pode levar avante o Evangelho com cristãos tristes, abatidos e desencorajados”.

Segundo o Pontífice, os cristãos devem louvar a Deus gratuitamente, assim como é gratuita a graça que Ele dá a todos. Para Francisco, a eternidade será isso: louvar a Deus. “O que não quer dizer aborrecimento; pelo contrário, beleza e alegria”, disse.

Como modelo deste louvor o Santo Padre apresentou Maria, a Mãe de Jesus, a quem a Igreja chama de “causa da nossa alegria” (Causa Nostrae Letitiae). Isso, disse o Papa, “porque nos traz a maior alegria, que é Jesus”.

Na conclusão da homilia, o Papa rezou: “Peçamos a Nossa Senhora para que, trazendo Jesus, nos dê a graça da alegria, da liberdade da alegria”.