Você está em:

Rezar antes de dormir ““ sentido e necessidade

Cada pessoa tem seu ritual antes de momentos decisivos em sua jornada.
 
O mundo tem seus rituais, digamos mesmo, não vive sem eles! O beijo e o aperto de mão como cumprimentos, o uso da aliança, o presente de aniversário, o cartão de Natal, pelo menos um copo de água para quem nos visita…
 
Normalmente o sinal da cruz inicia a maioria deles: antes de sair de casa, antes de uma viagem, momentos antes da decolagem do avião, um simples passeio…
Os atletas das várias categorias fazem-no antes de entrar em cena, ao fazer o gol… Ficou na memória nacional o ritual da talentosa Hortência do basquete antes da cesta dos três pontos: ela com a paciência e a disciplina de uma monja inspirava e expirava profundamente para atingir o máximo de concentração, e a consequente cesta!
 

A oração da noite deixa tudo nas mãos de Deus, as melhores mãos, mãos que cuidam tão bem do nosso caminhar presente e futuro

Bom dia, boa tarde e boa noite estão desaparecendo – que pena!
Cada vez menos se abre a porta do carro para o outro, também ceder a cadeira para a pessoa anciã, a preferência para a mesma num elevador, numa fila…São sinais de uma civilização que cada vez mais perde o senso da educação, da gentileza, da delicadeza, da bondade, da simplicidade, do essencial, do cuidado!

 

Mas, falemos da oração antes de dormir!
Sim, a oração é alma de tudo!
Sem oração nada se sustenta e progride!
A gente até caminha, mas não avança muito!
 
Por que rezar antes de dormir?

A oração da noite coloca nossa vida, nosso repouso, nossa alegria ou preocupação, o dia que termina e o que vai começar – tudo, tudo mesmo, ela coloca na atmosfera do sagrado, no âmbito do divino, na esfera da graça…

A oração da noite deixa tudo nas mãos de Deus, as melhores mãos, mãos que cuidam tão bem do nosso caminhar presente e futuro!
 

O Criador,  no mais profundo de todas as noites, vela, guarda e pacifica suas criaturas

Rezar antes de dormir significa que a partir deste instante nenhuma força nos dominará, nenhuma influência negativa nos alcançará, nenhum medo, inquietação ou experiência ruim do dia que termina terá domínio sobre nós! Estamos abrigados no Senhor da vida!

Rezar antes de dormir significa que a partir deste instante a nossa vida fica em poder do sagrado, do divino, do mistério, sob o olhar de Deus – Ele, o Criador, que no mais profundo de todas as noites vela, guarda e pacifica suas criaturas!
 
Experimente este ritual antes de dormir – pode ser no quarto

Silencie por uns instantes; não fique encurvado, mas com a coluna reta, e acolha imagens que lhe agradam: o céu, o mar, a natureza…

Diga calmamente ao inspirar: eu, tranquilo, vou deitar-me e na paz logo adormeço… E ao expirar: pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança a minha vida (Sl 4).
Fique repetindo até encontrar tranquilidade, quietude, paz, abandonado em Deus

Com uma bênção,

 

Dom Abade Filipe da Silva
Mosteiro de São Bento (RJ)

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH