Revista Viver Brasil destaca iniciativa da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

A última edição da Revista Viver Brasil destacou a Cooperativa Paroquial de Reciclagem (Copare) da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Vespasiano), em reportagem sobre a preocupação das igrejas com a preservação ambiental. A matéria cita que a Igreja Católica “marcou presença na Rio +20, conferência da Organização das Nações Unidas para discutir o desenvolvimento sustentável.”

O jornalista Fernando Torres entrevistou o padre Lauro Elias de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que contou sobre a origem da cooperativa. De acordo com o sacerdote, no início do projeto, ele e dois paroquianos se reuniam com um grupo de 12 jovens para recolher jornais velhos, papelão, latinhas e ferro velho na casa dos fiéis. A reportagem informa que, “com o tempo, a Copare estabeleceu parcerias e cresceu. Com parte do valor da venda da sucata e de doação dos fiéis, a paróquia adquiriu duas prensas hidráulicas, uma balança industrial, um carro de carga e dois caminhões. O grupo demoliu o velho galpão onde o lixo era separado e construiu outro, mais amplo e adequado”.

A matéria completa pode ser lida a partir da página 62.