A reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano (CPA), neste sábado, 8 de outubro, foi iniciada com um momento de oração e, após ter a ata do último encontro aprovada, dedicou espaço para apresentação e partilha sobre o planejamento das importantes iniciativas do setor ambiental do Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental (Veaspam).
A Professora Janise Dias, coordenadora do setor ambiental do Veaspam, partilhou indicações oportunas sobre a missão, desafios e perspectivas do setor ambiental na Arquidiocese BH, apresentando também detalhes da programação da 3ª Romaria pela Ecologia Integral no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.
Novos Projetos
O Encontro foi oportunidade também para informar sobre os projetos da nossa Arquidiocese de Belo Horizonte, dentre eles o novo site que será apresentado na Romaria, o Atlas sobre conflitos socioambientais, o Seminário Semeadores pela Ecologia Integral a ser realizado no dia 5 de novembro. A professora aproveitou para convidar todos a participarem ainda mais das iniciativas envolvendo também as suas comunidades de fé.
O CPA também refletiu sobre a Campanha Evangelização com o tema Graça e Missão que se dá no Encontro. Dedicou espaço para ouvir o Vigário do Veaspam, padre Júlio Amaral, sobre a organização da Campanha Fraternidade(CF -2023), com o tema: Fraternidade e Fome.
Mobilização dos fiéis
A Assistente Pastoral, professora Lucimara Trevizan, à frente da reunião, lembrou sobre a importância dos Encontros Bíblicos e da próxima publicação que irá refletir sobre o dízimo. Informou, ainda sobre a publicação impressa da Novena de Natal da Arquidiocese BH: destacando sobre a importância na mobilização dos fiéis incentivando-os a se dedicarem às reflexões, orações e aos momentos de espiritualidade.
Além das informações sobre o andamento do processo do Sínodo, a professora Lucimara explicou os caminhos do Censo da Catequese.
Ainda durante o Encontro, os conselheiros e conselheiras do CPA tiveram a oportunidade de refletirem sobre as interessantes e pertinentes partilhas da responsável pelo setor Político do Veaspam, professora Maria Zélia Rogedo, e do psicanalista William Castilho sobre os complexos desdobramentos das eleições.
Esperança
A reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano ocorreu de modo virtual, com a acolhida e as orientações do arcebispo dom Walmor, dedicação dos bispos auxiliares, vigários episcopais, sacerdotes, diáconos, 40 conselheiros e conselheiras pastorais, consagradas e líderes leigos.
A reunião do CPA foi concluída com uma palavra significativa de dom Walmor: “Não podemos perder a esperança, pois Deus é o Deus da esperança . Vamos prosseguir, com alegria e esperançosos, a servir, florescer e dar frutos aonde Deus nos chamar.” O Arcebispo agradeceu a cada um e, em especial, às mulheres presentes pela beleza dos projetos e reflexões apresentadas, sublinhando ser este “um forte sinal de esperança”, abençoando a todos no fim do Encontro.
O próximo encontro do Conselho Pastoral Arquidiocesano está previsto para 3 de dezembro.