Os integrantes do Conselho Pastoral Arquidiocesano (CPA) dedicaram-se, em reunião, no dia 19 de agosto, à reflexão e a análise sobre a caminhada dos Vicariatos Especiais e Regiões Episcopais. Durante o encontro, nosso arcebispo, dom Walmor, agradeceu a todos, manifestando o sentimento de gratidão pelo caminho percorrido nas importantes instâncias da Arquidiocese Belo Horizonte. A reunião foi também oportunidade para acolher o novo vigário Episcopal para Ação Pastoral, padre Filipe Gouvêa.
Recordando que o percurso é longo e desafiador, dom Walmor sublinhou que ao escutar os relatos dos trabalhos desenvolvidos, o sentimento experimentado é de especial esperança.
A reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano foi iniciada com um momento de oração conduzido pelo Secretariado Arquidiocesano da Liturgia (SAL), momento em que todos lembraram a Assunção de Nossa Senhora. Em seguida, foi aprovada ata da última reunião. A assistente episcopal do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral (Veap), Lucimara Trevizan, agradeceu a Deus pelos trabalhos realizados e convidou todos para compartilhar a memória das atividades, realizações e seus importantes resultados.
As apresentações e partilhas das ações de cada Vicariato se iniciaram pelo Veap. Em seguida, o Vicariato para Educação, Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam), o Vicariato Episcopal para Ação Missionária (Veam) e o Vicariato Episcopal para a Comunicação (VEC) apresentaram suas ações e iniciativas. Ao final, a escuta sobre as realizações envolveu as Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte: Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensb), Nossa Senhora da Conceição (Rensc), Nossa Senhora Aparecida (Rensa), Nossa Senhora do Rosário (Renser) e Nossa Senhora da Esperança (Rense).
A reunião foi pautada também pela reflexão sobre a Evangelização em Vilas e Favelas da Arquidiocese de Belo Horizonte, sendo também momento para relevante apresentação do Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ) que partilhou vivências trazidas da Jornada Mundial da Juventude, (JMJ 2023), realizada em Lisboa, capital portuguesa.
Ao final da Reunião dom Walmor agradeceu o empenho e o conjunto de esforços dedicados à Igreja e também destacou sobre o trabalho desafiador nas vilas e favelas, apresentado na reunião por José Maurício Ferraz, articulador pastoral do Veam e também pelo diácono Flávio Guimarães, que lembrou sobre o apoio importante das esposas no contexto da evangelização.
A próxima reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano está prevista para o dia 21 de outubro, às 9h.