Importante momento de comunhão e partilha sobre iniciativas, projetos, diferentes frentes de trabalho da Arquidiocese de Belo Horizonte, O Conselho Episcopal se reuniu na manhã desta quarta-feira. O Encontro, presidido pelo arcebispo dom Walmor contou com a participação de bispos, vigários e lideranças da nossa Arquidiocese.
Dentre as pautas da reunião, Projeto de Formação para Leigos foi apresentado por Lucimara Trevizan, assistente episcopal no Vicariato para Ação Pastoral (Veap), que explicou sobre os seis caminhos da formação: seu desenvolvimento, estratégias e objetivos. Dom Walmor recordou que esse grande movimento que acontece na Arquidiocese de Belo Horizonte é importante para abrir novos caminhos, além de ser mais uma alavanca no âmbito formativo das comunidades de fé, que deve sempre se lembrar de tocar o coração das pessoas. Dom Walmor sublinhou a relevância da centralidade das ações estar na Palavra de Deus e destacou ainda a importância de práticas, como a Leitura Orante, que fortalecem as iniciativas.
Lucimara também partilhou informações sobre a Novena de Natal e importantes indicações sobre a evangelização das juventudes, que vão consolidar o Ano Pastoral das Juventudes, em 2024. Padre Julio Amaral, vigário episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) e Fernanda Flaviana Martins, diretora da Providens – Ação Social Arquidiocesana, também apresentaram relevantes informações sobre o desenvolvimento dos projetos sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Reunião do Conselho Episcopal é oportunidade para reflexões sobre as iniciativas e as muitas, importantes e desafiadoras frentes de trabalho desenvolvidas em toda a Arquidiocese de Belo Horizonte.