Reunião do Conselho de Reitores reflete sobre 7ª APD e outras pautas importantes

Ouça o conteúdo

Dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu reunião do Conselho Arquidiocesano de Reitores dos Santuários, realizada na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, quando recordou sobre a importância de os reitores se congregarem em um Conselho para partilhas e maior unidade de modo a fortalecer ainda mais o espírito de comunhão. “Cada santuário com o seu carisma, é uma “pérola” que irradia a espiritualidade e precisa ser zelado pelo bem da evangelização”, sublinhou dom Walmor.
Neste sentido, dom José Otacio destacou que os santuários representam bonitos e ricos espaços de oração e de acolhimento de fiéis e de peregrinos de perfis diversos, muitas vezes vindos de várias regiões do país. Dom Otacio pediu especial atenção à questão vocacional e aos jovens que podem vivenciar nos santuários um ambiente propício para o chamado vocacional.

O esperançoso caminho para a Assembleia do Povo de Deus também foi tema de reflexão na perspectiva dos santuários. Padre Filipe Gouvêa, vigário episcopal no Veap (Vicariato para Ação Pastoral) convidou os reitores dos santuários a fazer um exercício de partilha e reflexãos sobre a presença qualificada das mulheres e o caminho sinodal vivenciado nos santuários para compor, posteriormente, relatório que irá subsidiar as diretrizes da 7ª APD. O arcebispo, oportunamente, destacou a importância da participação dos reitores dos santuários na Assembleia do Povo de Deus, com presença e contribuição, com a participação ativa, reforçando ainda, que assim como foram tocados pela vivência do Jubileu de Esperança, a vivência na APD é de muita importância.

Padre Felipe Lemos, coordenador do Conselho de Reitores e reitor do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia pediu aos reitores que fizessem uma reflexão sobre o Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental. Ente os temas de reflexão mediados por padre Felipe Lemos, os reitores refletiram sobre encontros promovidos juntamente com pastorais litúrgicas para o melhor entendimento do Diretório, assim como partilhas englobando até mesmo os pontos que aparentemente são mais desafiadores, assim como a busca do equilíbrio entre a norma e a liberdade. Nesse sentido, dom Walmor sublinhou que o Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental foi criado para trazer orientação.

A união representada pelo seguimento do Diretório Litúrgico foi destacada por Padre Filipe Gouvêa. Dom Walmor reforçou ainda que o Diretório traz o horizonte de celebrar a grandeza e o mistério da fé. O Diretório também, ressaltou dom Walmor, abre espaço para o debate, importante e saudável.

A etapa final do Encontro foi dedicada às reflexões sobre a sustentabilidade nos santuários.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH