Reunião com lideranças do Encontro de Jovens com Cristo

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral e com o apoio do Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ) se reuniu com coordenadores do movimento Encontro de Jovens com Cristo (EJC) para um momento de diálogo e acompanhamento na Paróquia Santa Efigênia dos Militares no último sábado, dia 7 de dezembro.

O padre Aureo Nogueira de Freitas, vigário episcopal para a ação pastoral, fez a acolhida e, em seguida, foi apresentado um breve histórico dos EJCs existentes na Arquidiocese e suas origens. Dom João Justino, bispo auxiliar referencial para a juventude, esteve presente e destacou a importância da articulação entre os jovens e a integração com o Secretariado Arquidiocesano da Juventude.

O encontro também foi importante para organizar as comemorações dos 30 anos do 1º EJC realizado na Arquidiocese de Belo Horizonte e uma Comissão Arquidiocesana para os Encontros de Jovens com Cristo foi constituída provisoriamente.

O movimento EJC chegou à Arquidiocese de Belo Horizonte há 29 anos a partir de uma experiência dos jovens do bairro Cidade Nova. A juventude, entusiasmada com a possibilidade de fortalecer a espiritualidade e a ação pastoral, trouxe esta modalidade de encontro para a capital mineira. Hoje, já são cerca de quarenta movimentos de Encontro de jovens com Cristo conhecidos na Arquidiocese de Belo Horizonte. Os encontros são realizados por cada paróquia, geralmente em um final de semana. O objetivo é a evangelização da juventude e o cultivo da  convivência no âmbito paroquial e pastoral.