Representantes da Arquidiocese de BH participam de Encontro Nacional de Formação Missionária para Seminaristas

Durante o 9º Encontro Nacional de Formação Missionária para Seminaristas (Formise), sediado pelas Pontifícias Obras Missionárias no Brasil (POM), realizado de 16 a 21 de julho, em Brasília, o padre Nivaldo dos Santos Ferreira, reitor do seminário arquidiocesano de Belo Horizonte (MG) e presidente da Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (Osib) – órgão da CNBB que acompanha o processo formativo dos seminaristas do Brasil -, e o seminarista Sândalo Cordeiro, estudante de Teologia do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), representaram a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Cerca de 60 seminaristas de todos os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram do encontro que teve como tema central A alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída. Também foram debatidos temas relacionados à formação dos futuros presbíteros da Igreja do Brasil e a ação missionária.

O seminarista Sândalo apresentou as iniciativas missionárias desenvolvidas pelos seminaristas do Sacej e a estrutura do Conselho Missionário de Seminaristas de Belo Horizonte (Comise).

Padre Nivaldo falou sobre A experiência da comunidade na formação e na vida do presbítero. “O seminário é fundamental para sermos padres, porque é o espaço que nos insere na vida comunitária dos discípulos do Senhor. Ademais, tantas outras pessoas auxiliam no processo formativo oferecendo seus testemunhos de fé, exemplos de vida marcantes, dando assistência financeira e material, demonstrando um forte zelo religioso e cuidado fraterno”.

Leia aqui a síntese da palestra do padre Nivaldo Ferreira.