Repleta de fiéis, Igreja São José, no Centro de BH, celebra 120 anos com Missa presidida por dom Geovane

Fiéis das muitas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte celebraram os 120 anos de criação da Igreja São José, situada no centro da Capital. Alegria e fé marcaram a Missa presidida pelo bispo auxiliar para a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp), dom Geovane Luís da Silva, e concelebrada pelos padres redentoristas da Paróquia e de várias comunidades que reúnem os religiosos redentoristas.

Dom Geovane ressaltou o significado dessa importante paróquia  para o anúncio do Evangelho, recordando que desde a fundação dessa comunidade eclesial  estão presentes os padre redentoristas – a Congregação do Santíssimo Redentor. “Esta Igreja se encontra no coração de Belo Horizonte e funciona como um grande pulmão da vida, da evangelização. São muitas as pessoas que passam por aqui e se beneficiam espiritualmente dos trabalhos desenvolvidos”. O Bispo  acrescentou que, além da evangelização, são realizados muitos trabalhos sociais, que promovem a vida, a dignidade do ser humano, ao lado dos pobres.

“Hoje, rendemos graças a Deus pelo Evangelho anunciado nesta comunidade de fé, pelos missionários redentoristas, à frente da comunidade. Assim, queremos render graças a Deus, que não deixa desamparado o seu povo e nos dá de presente a Igreja. Cada paróquia é sinal vivo da Igreja junto às famílias, junto aos pobres. A paróquia, no dizer do Papa Francisco, é uma instituição atualizada e necessária para a evangelização” – disse dom Geovane.

A celebração iniciou-se com os fiéis entoando cânticos, no ritmo de palmas, enquanto a procissão caminhava. Dom Geovane abençoou os presentes até chegar ao altar. A imagem de São José foi entronizada, seguida da bandeira da Paróquia São José. O pároco, padre José Cláudio, apresentou a história da igreja, que se confundo com a história da fé em Belo Horizonte. “Nossa paróquia completa 120 anos, enquanto a capital é apenas dois anos mais velha, com seus 122 anos”.

Ao final da celebração foi  lançado o concurso fotográfico “Tire uma foto da Igreja São José” e um grande bolo de aniversário preparado especialmente para os fiéis, foi servido.

Os fiéis também participaram de missas celebradas pela manhã,  às 7h e  8h. Às 12h, o repicar dos sinos lembrou a data especial. Ao longo da tarde a programação contou ainda com a apresentação da banda do Exército de Juiz de Fora.