Fiéis das muitas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte celebraram os 120 anos de criação da Igreja São José, situada no centro da Capital. Alegria e fé marcaram a Missa presidida pelo bispo auxiliar para a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp), dom Geovane Luís da Silva, e concelebrada pelos padres redentoristas da Paróquia e de várias comunidades que reúnem os religiosos redentoristas.
Dom Geovane ressaltou o significado dessa importante paróquia para o anúncio do Evangelho, recordando que desde a fundação dessa comunidade eclesial estão presentes os padre redentoristas – a Congregação do Santíssimo Redentor. “Esta Igreja se encontra no coração de Belo Horizonte e funciona como um grande pulmão da vida, da evangelização. São muitas as pessoas que passam por aqui e se beneficiam espiritualmente dos trabalhos desenvolvidos”. O Bispo acrescentou que, além da evangelização, são realizados muitos trabalhos sociais, que promovem a vida, a dignidade do ser humano, ao lado dos pobres.
“Hoje, rendemos graças a Deus pelo Evangelho anunciado nesta comunidade de fé, pelos missionários redentoristas, à frente da comunidade. Assim, queremos render graças a Deus, que não deixa desamparado o seu povo e nos dá de presente a Igreja. Cada paróquia é sinal vivo da Igreja junto às famílias, junto aos pobres. A paróquia, no dizer do Papa Francisco, é uma instituição atualizada e necessária para a evangelização” – disse dom Geovane.
A celebração iniciou-se com os fiéis entoando cânticos, no ritmo de palmas, enquanto a procissão caminhava. Dom Geovane abençoou os presentes até chegar ao altar. A imagem de São José foi entronizada, seguida da bandeira da Paróquia São José. O pároco, padre José Cláudio, apresentou a história da igreja, que se confundo com a história da fé em Belo Horizonte. “Nossa paróquia completa 120 anos, enquanto a capital é apenas dois anos mais velha, com seus 122 anos”.
Ao final da celebração foi lançado o concurso fotográfico “Tire uma foto da Igreja São José” e um grande bolo de aniversário preparado especialmente para os fiéis, foi servido.
Os fiéis também participaram de missas celebradas pela manhã, às 7h e 8h. Às 12h, o repicar dos sinos lembrou a data especial. Ao longo da tarde a programação contou ainda com a apresentação da banda do Exército de Juiz de Fora.