Rensp realiza Fórum Social e Político e de Coordenadores da Iniciação Cristã

A Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp) realizou neste sábado, 23 de fevereiro, o Primeiro Fórum de Coordenadores da Iniciação Cristã (catequese). O encontro reuniu representantes das foranias Nossa Senhora do Rosário da Pompeia e São Geraldo, São Sebastião e Nossa Senhora do Pilar.

Dom Geovane Luís, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte responsável pela Rensp, apresentou os princípios para uma ação pastoral efetiva, à luz da proposta do Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho).

Após a acolhida dos participantes, as atividades iniciaram-se com a apresentação da coordenadora articuladora, Edna de Jesus, seguida de oração conduzida pelo padre Marcelo Soares. O sacerdote também coordena a articulação para a Iniciação Cristã na Região Episcopal.

O Fórum destacou as novas propostas da Arquidiocese de Belo Horizonte em relação à dinâmica da Iniciação Cristã. Ao final do Encontro, os participantes contribuíram com partilhas sobre as realidades vividas nas paróquias e apresentaram sugestões para melhorias no trabalho pastoral da catequese.

O Próximo Fórum para Coordenadores da Iniciação Cristã será no dia 13 de abril, às 14h, na sede da Cúria Regional da Rensp (Rua da Bahia, 1598- bairro Lourdes). O evento será destinado às foranias Nossa Senhora das Dores, Santa Teresa e Santa Teresinha, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Fórum Social e Político

A Rensp, através do Vicariato Episcopal para Ação Social, promoveu também o Primeiro Fórum Social e Político, para as foranias Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, São Geraldo e São Sebastião.

O objetivo do encontro foi contribuir para articulação dos trabalhos sociais e políticos da região e foranias, incentivar a construção dos Núcleos de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial (Naasp) e também animar a Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Políticas Publicas – “Serás Liberado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 29)