Rense promove encontro sobre os desafios da juventude na igreja

O que faremos e como faremos com as juventudes?” Este questionamento foi feito por dom Joaquim Mol, bispo auxiliar para a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), no início da Formação para o Clero realizado nesta terça-feira, 30 de novembro. O encontro sugerido pelos padres da Rense foi aberto a todos os presbíteros da Arquidiocese de BH, e contou com a presença de alguns pastoralistas da Região Esperança e do vigário episcopal, padre Junior Vasconcelos.

Reunidos no teatro do Museu de Ciências Naturais PUC Minas, os participantes acolheram o assessor da formação, Carlos Eduardo Cardozo, conhecido carinhosamente por “Cadu”. Ele é graduado em filosofia, mestre e doutor em Educação. É autor do livro Juventudes: percepções atuais e múltiplos olhares, lançado em 2020.

Durante a apresentação, Cadu falou sobre o conceito de juventude e os principais aspectos das várias juventudes presentes na sociedade contemporânea, além de inúmeros questionamentos que precisam ser feitos ao acolher os jovens no ambiente eclesial. “Existem nas Igrejas diversos grupos de jovens. Alguns mais dinâmicos, outros extremamente fechados, mas o que precisamos questionar é o que afeta os jovens hoje? Com qual juventude estamos dialogando? É nas respostas que encontraremos o caminho a ser seguido, pois eles precisam ser compreendidos em suas relações pessoais, profissionais, com a Igreja e com o mundo. frisou”

Ainda sobre o desafio quando o assunto é evangelização com as juventudes, Cadu afirmou: “São vários impactos, inúmeros desafios, entre eles está o contexto da pandemia, que afastou muitos jovens das Igrejas; O sentimento que muitos deles têm de não pertencerem àquele ambiente eclesial e de não serem reconhecidos; A violência e a droga que batem à porta; A insegurança, a desmotivação e a depressão; A automutilação e o suicídio.”.

Após a reflexão sobre o tema, o assessor acolheu os questionamentos de alguns presbíteros, ouviu partilhas de realidades distintas e respondeu as principais dúvidas. O material apresentado no encontro pode ser solicitado junto à secretaria da Rense pelo e-mail rense@arquidiocesebh.org.br.