Encontro da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança partilha ações para o Plano Pastoral 2022

“Somos a esperança!” Com esta afirmação os leigos e leigas, lideranças pastorais, presbíteros e pastoralistas participaram da Assembleia Regional da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense).  As ações do Plano Pastoral para o ano 2022 foram o tema central do Encontro, realizado na PUC Minas.

O Encontro começou com um momento de oração no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida. Em seguida, caminhando e cantando, os participantes se dirigiram para o Teatro João Paulo II onde acompanharam um resumo das principais atividades realizadas na Rense no ano de 2021, além dos desafios e das dificuldades encontradas durante a caminhada pastoral.

Casa do Pão

Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar para a Rense, deu as boas-vindas e acolheu com entusiasmo os participantes. O vigário episcopal padre Junior Vasconcelos apresentou as diretrizes regionais para o próximo ano, explicando sobre as ações para cada uma delas: Casa do Pão, Casa da Palavra, Casa da Caridade e Casa da Missão. As ações foram sugeridas pelas comunidades paroquiais que compõem a Região Esperança. Todas as iniciativas passaram por votações antes de serem devidamente aprovadas.

Assembleias nas paróquias

O Plano Pastoral da Região Esperança para o ano 2022 será encaminhado às paróquias até o dia 5 de dezembro. Assim, cada comunidade paroquial vai realizar sua própria assembleia, elencar suas diretrizes com as ações e enviar para a Região Episcopal. Oportunamente, a pastoralista para a Catequese, Ana Angélica Ribeiro, falou sobre a cartilha que aborda o sínodo e a sinodalidade. Neste material também consta um cronograma da caminhada sinodal na Arquidiocese de Belo Horizonte, onde o caminho da escuta é vivido em toda a Igreja no Brasil e no mundo.