Rense: padres participam de momentos de reflexão durante Assembleia do Clero

A manhã desta quinta-feira, 19 de março, foi marcada por momentos de reflexão e diálogo entre os padres da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), durante a Assembleia Regional do Clero. O encontro aconteceu na Comunidade Missionária de Villaregia, bairro Betânia, entre 8h às 13h.

Mais de 50 padres, entre diocesanos e religiosos, estiveram presentes. Dom Walmor realizou um momento de oração ao final do encontro. Dom Joaquim Mol, bispo referencial para a Rense, conduziu a Assembleia ao lado do Frei Adilson Corrêa, vigário episcopal da Região.

Logo cedo, foi realizada a oração inicial, seguida de apresentação dos presbíteros que tomaram posse recentemente e já começaram a atuar nas paróquias na Rense. Foi apresentado pelo padre Joel Maria, vigário forâneo da Forania São José (Calafate), o resultado da Pesquisa Qualidade de Vida do Presbítero. Os padres também refletiram sobre a fraternidade presbiteral, uma forma de se sentir realizado como padre por meio das atividades com o povo de Deus.

Foram também realizados trabalhos em grupo com o objetivo de refletir sobre o conteúdo apresentado, tendo como foco a Pesquisa Qualidade de Vida do Presbítero e também a Pastoral Presbiteral. Frei Adilson apresentou um relatório estatístico dos planos pastorais das foranias e das paróquias, com o objetivo de relembrar as prioridades das atividades do Plano Pastoral que ainda não foram realizadas.

Para dom Mol, é necessário e importante avançar como Igreja na execução do Plano Pastoral. “Uma boa elaboração conduz uma boa execução. Temos que fazer do planejamento um dos nossos elementos de evangelização. Já conseguimos realizar muito até aqui, mas ainda há muito a ser feito.” Dom Mol ainda reforçou que é importante realizar a análise das atividades nas paróquias e foranias, sem isso não é possível dar continuidade ao que se projeta para o crescimento como Igreja. “Avaliar o Plano Pastoral nos ajuda a fazer as melhores escolhas, a criar ideias de formas diferentes em cada paróquia e forania, não devemos abandonar as iniciativas de como avançar no trabalho pastoral. Quando vemos uma paróquia bem organizada é porque ali existe, nitidamente, um bom planejamento.”.

A Pastoral Universitária Arquidiocesana se apresentou para os padres da Rense. Frei Osvaldo, assessor eclesial da Pastoral, mencionou as atividades realizadas por eles e o intuito dos seus trabalhos. Houve também um momento para apresentação do Observatório da Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a PUC Minas. O professor Edward Guimarães, Secretário Executivo do Observatório da Evangelização falou sobre as atividades. Ele ainda solicitou que os padres acessem o site e redes sociais deste núcleo e pediu sugestões de ações evangelizadoras e significativas nas paróquias, e de que forma os padres podem colaborar com este trabalho.