Rense: clero se reúne em assembleia para momentos de partilha e reflexão

Padres e religiosos da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), se reuniram em assembleia realizada quinta-feira, 24 de setembro, na Comunidade Missionária Villaregia. A reunião foi presidida por dom Joaquim Mol, bispo referencial da Rense. Um importante momento para reflexão, apresentação de novas ações e também de agradecer pelo trabalho evangelizador e pastoral de todos o clero. A Rense é composta por 47 paróquias e seis foranias.

Durante toda a manhã, os participantes falaram sobre a Catequese Batismal, as formas de vivenciar o novo itinerário catequético para o Sacramento do Batismo de Crianças, acolhendo um caminho evangelizador com os pais, responsáveis e padrinhos antes, durante e depois do batizado. Nessa mesma perspectiva, os padres fizeram, também, uma reflexão sobre a Catequese Matrimonial, uma forma didática de trabalhar as questões relacionadas ao matrimônio.

Sobre a catequese desses Sacramentos, dom Mol ressaltou a preparação necessária para quem está à frente das pastorais envolvidas. “É importante e necessário preparar todos os catequistas, criar um itinerário mais enriquecido, de acordo com a realidade de cada paróquia, organizar os passos com o que propõe a Arquidiocese de Belo Horizonte.”

Em outro momento da Assembleia, padre Joel Maria, da paróquia Santo Cura Dars, forania São José (Calafate),
comentou sobre a Pastoral Presbiteral. Ele ressaltou que a Pastoral Presbiteral vai acompanhar e focar mais as ações voltadas para a vida e o ministério do presbítero, como, por exemplo, articular formações permanentes para o ano de 2016.