Rense acolhe encontro de abertura do Ano Pastoral 2022

Na tarde desse sábado, 19 de fevereiro, a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) acolheu a abertura do Ano Pastoral 2022 com o tema: “Sinodalidade: caminhar juntos e unidos pelo Reino”.  A abertura do encontro foi conduzida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de BH e referencial para a Rense, dom Joaquim Mol. Participaram do encontro, de forma presencial, presbíteros da Rense, conselheiros pastorais forâneos, leigas e leigos. O encontro também foi partilhado, de forma online, por integrantes das pastorais da Região.

Durante a  abertura, dom Mol apresentou um breve vídeo gravado pelo vigário episcopal, padre Junior Vasconcelos. Logo depois, referindo-se aos trabalhos já iniciados nas pastorais, grupos e movimentos da Rense, dom Mol levou a todos mensagem de força e confiança na caminhada que se inicia:  “Sigamos firmes, com fé, coragem e ânimo.”

Em seguida, Luciana Trevisan,  assessora do encontro e assistente pastoral do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral (Veap) da Arquidiocese de BH, refletiu sobre o Sínodo para a Sinodalidade, uma convocação do Papa Francisco que envolve toda a Igreja. “Não podemos entender o sínodo apenas como um caminho de consulta. Não é só isso. Não se trata de uma decisão colaborativa ou uma escuta só para envolver pessoas. O Papa Francisco deixa claro em seu discurso que Sinodalidade é um traço fundamental da identidade eclesial”, afirmou.

Finalizando o encontro, os pastoralistas da Rense apresentaram as diretrizes e ações do Plano Pastoral 2022, escolhidos em dezembro de 2021, elencados a partir do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ao final os participantes levaram para suas casas e paróquias um livreto produzido pela Pascom da Rense. Nele consta o Plano Pastoral da Região e o resumo da agenda pastoral para o ano 2022.