Rensa organiza o 28ª Encontro das Comunidades Eclesiais de Base

Mais de trezentas pessoas, representando 38 comunidades de fé da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, participaram do 28º Encontro Regional de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O encontro foi realizado na Paróquia São José Operário, bairro Jardim Industrial, em Contagem, na quinta-feira, 21, das 7h às 18h. O tema foi “CEBs em rede abraçam a casa comum” e o lema “Palavra de Deus: chave para cuidar e proteger a terra e seus habitantes”.

O encontro foi divido em momentos de espiritualidade, palestras e trabalhos em grupo. As formações aconteceram simultaneamente em locais diferentes, na igreja matriz e na comunidade paroquial São Vicente, com eixos temáticos distintos. A história das CEBs, Comunicação, Educação, Convivência, Meio Ambiente, relações de trabalho e cidadania estavam entre os temas das discussões.

Padre Osvaldo Ferreira, administrador da paróquia que sediou o encontro, conta que a preparação para o evento mobilizou toda a comunidade de fé da região. “O sentimento é de gratidão não só pelo encontro em si, mas porque os temas discutidos são importantes, tendo em vista o momento político que o país está vivendo”, diz.

Após os trabalhos em grupo, os participantes fizeram uma síntese das reflexões propostas no encontro e sugeriram ações para a evangelização pastoral. O Coordenador Arquidiocesano das CEBs, padre José Geraldo, na conclusão do evento, pediu para que os leigos participem também do próximo encontro em 2017. Padres que estavam presentes no momento de formação conduziram a oração final e o envio missionário.

Gestos de solidariedade e cuidado com o meio ambiente

Para cada participante do 28º Encontro Regional de CEBs foi pedido um quilo de alimento ou um litro de óleo. Os itens recebidos foram encaminhados para a conferência da Sociedade São Vicente de Paulo que atua na Paróquia, para doação às famílias carentes da comunidade. Pensando na preservação do meio ambiente, os organizadores do encontro também solicitaram que cada convidado levasse seu copo e talher para evitar o uso de material descartável.