Rensa: momento de reflexão e formação sobre a Campanha da Fraternidade 2018

O Setor Social da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) promoveu no sábado, dia 24 de fevereiro, o Seminário de Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2018 na Cúria Regional de Contagem. O encontro foi presidido pelo bispo auxiliar referencial da Rensa, dom Otacílio Lacerda, com formação ministrada pelo professor da PUC Minas, Robson Sávio, que foi um dos colaboradores na produção do texto da base da Campanha da Fraternidade 2018.

O Seminário foi um momento de reflexão e debate sobre o tema da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência”.  A formação teve início com a apresentação dos participantes e com uma oração inicial conduzida pelo responsável pelo Setor Social da Rensa, Wagner José. Em seguida, dom Otacílio deu as boas-vindas a todos e conduziu oração inspirada no tema da Campanha da Fraternidade.

Inicialmente, os participantes se reuniram em grupos para discutir sobre o significado da Campanha na vida de cada um. Em seguida, o representante de cada grupo compartilhou o que foi debatido com os demais participantes. Após o debate em grupo, o professor Robson Sávio fez uma apresentação em que abordou questões relacionadas ao tema da Campanha da Fraternidade. Foram apresentadas as principais ideias do texto base da Campanha, os conceitos e causas da violência, o contexto e dados relativos à violência no Brasil e os possíveis caminhos para seu enfrentamento. Ao final da apresentação, os participantes foram convidados a formar grupos para refletir e propor ações para a superação da violência nos planos individual, político e social, de maneira que as questões propostas foram apresentadas a todos ao final do debate.

O seminário de formação foi encerrado com uma oração final conduzida pelo coordenador da Juventude Rensa, Jefferson Pinheiro.  Durante a oração, todos os participantes acederam uma vela, comentaram o que gostariam de levar do seminário para suas paróquias e rezaram por um mundo capaz de superar a violência.

Setor Social da Rensa promove formação sobre a Campanha da Fraternidade 2018