Rensa celebra sua 1ª Assembleia Regional de Diáconos Permanentes

A Pastoral Diaconal da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) promoveu a 1° Assembleia Regional do Diaconato Permanente, na manhã de sábado, 2 de março, na Cúria Regional, no bairro Cidade Industrial, em Contagem. O Encontro foi marcado pela partilha de experiências dos diáconos, oportunidade para planejar caminhos de uma formação permanente, capaz de contribuir, sempre mais, para a evangelização, nos muitos trabalhos com a importante dedicação dos diáconos.

A 1º Assembleia dos Diáconos Permanentes da Rensa foi presidida pelo bispo auxiliar dom Nivaldo dos Santos Ferreira. O coordenador pastoral, diácono Renato Maciel Madeira, dedicou-se à condução do encontro. Estiveram reunidos os diáconos com suas esposas e os candidatos ao diaconato que estão na última etapa de formação, também  acompanhados de suas esposas.

De acordo com o coordenador da Pastoral Diaconal na Rensa, a Assembleia responde a uma proposta do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, que foi muito bem acolhida na região. “Hoje contamos com a presença de muitos diáconos e isso é importante para conhecer ainda mais a realidade de cada forania. Nossa proposta é promover espaços para discutir, conhecer e criar comunhão entre os membros do corpo diaconal na Região”, explicou o diácono.

Partilhas

Nessa primeira Assembleia dos Diáconos realizada pela Rensa, a principal proposta foi ouvir as experiências dos próprios diáconos e de suas esposas com os trabalhos de evangelização. “A Igreja,  se quiser ser sinodal, precisa fazer a experiência da escuta porque a escuta vai nos corrigir e vai incendiar o nosso coração”, disse dom Nivaldo sobre a relevância das partilhas.

Próximos encontros

Dom Nivaldo informou que no segundo semestre de 2024 a Rensa promoverá outra Assembleia dos Diáconos. Disse também que a Região  promoverá um retiro voltado para os ministros ordenados. As datas e os detalhes ainda estão sendo definidos.