Rensa: Assembleia do Clero tem como tema os desafios da evangelização

A Assembleia Regional do Clero da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) reuniu dezenas de padres e diáconos na manhã desta terça-feira, dia 24, na Cúria Regional de Contagem. O encontro teve como tema “O desafio da evangelização: Projeto Proclamar a Palavra no contexto do fundamentalismo”, com assessoria do frei dominicano e professor da PUC Minas, Célio de Pádua Garcia. Dom Walmor de Oliveira e o bispo referencial da Rensa, dom Otacílio F. Lacerda também estiveram presentes.

O encontro teve início com oração e momento de espiritualidade e reflexão conduzido por dom Otacílio. Além da prece, o bispo referencial ressaltou a importância de estar presente nesses momentos de encontro regional, o que reforça os laços fraternos entre as comunidades de fé da Rensa.

Dom Walmor, em seguida, ponderou que tais encontros contribuem para a comunhão da Igreja: “Vir aqui à Assembleia do Clero da Rensa é a oportunidade de dar alegria pelo contato, pela convivência e ao mesmo tempo  fortalecer aquilo que é tão importante para a nossa comunhão: a presença em assembleias, reuniões de conselho e de pastoral. Uma forma  de ajudar nossa Igreja a Proclamar a Palavra a caminhar no seu amor”, disse o arcebispo.

“Fora do diálogo não há salvação porque somos seres plurais e precisamos aprender e ensinar com os outros”, disse frei Célio durante sua palestra para os presbíteros. Para padre Luiz Antônio da Silva (MO), da Paróquia Cristo Salvador, em Contagem o tema da formação foi pertinente para o momento atual. “Trabalhar a pluralidade e as novas configurações sociais e religiosas é importante. Este assunto já é trabalhado em minha paróquia”, disse o padre.

A Assembleia Regional do Clero da Rensa é realizada duas vezes ao ano e é um momento de formação, partilha e de reforçar os laços fraternos entre os párocos e o clero da região.