Rensa: agentes da Pascom participam de formação sobre fotografia e liturgia

Fotografia e liturgia foi o tema da formação para agentes da Pastoral da Comunicação da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), realizada na manhã de sábado, 18 de junho, na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem.  O curso teve assessoria da Comissão Arquidiocesana de Liturgia da Arquidiocese de Belo Horizonte (CAL) e do jornalista e fotógrafo Thiago Ventura.

A oração inicial foi conduzida pelos agentes da Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração. Reunidos em círculos, os participantes fizeram a leitura orante da Bíblia, orações espontâneas e refletiram a mensagem do Papa Francisco “Comunicação e Misericórdia, um encontro Fecundo”, para o Dia Mundial das Comunicações 2016.

A formação em liturgia teve como eixo central a Celebração Eucarística e a atuação do agente da Pascom neste contexto. A coordenadora da CAL, Lorena Alves Silveira, falou sobre os elementos simbólicos na celebração da missa, das linguagens litúrgicas e explicou cada momento da celebração. “Foi extremamente importante trabalhar esse tema porque a atuação da Pascom sempre circunda as celebrações litúrgicas. É essencial que os agentes estejam formados na questão litúrgica para que eles exerçam essa comunicação e contribuam com a própria liturgia, ajudando-a ser o que é: a ação de Cristo na humanidade”, ressaltou Lorena.