Rensa: 5ª APD é tema de reunião do Conselho Pastoral

Membros do Conselho Pastoral da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) estiveram reunidos no sábado, dia 20, na Cúria Regional de Contagem. Durante o encontro ficou definida a programação para a Assembleia da 5ª APD regional e a Peregrinação da Rensa para o Santuário Nossa Senhora da Piedade. A importância da conscientização política nas paróquias também foi uma das pautas.

O primeiro assunto tratado pelo conselho foi a Assembleia Regional da 5ª APD na Rensa. O encontro será no dia 3 de setembro, sábado, na PUC Contagem (Rua Rio Comprido, 4580, bairro Cinco, Contagem). O grupo definiu questões como a mobilização dos representantes de cada forania e a divisão de tarefas durante o encontro. O processo de indicação do vigário regional, de acordo com o subsídio da Arquidiocese de Belo Horizonte, também foi deliberado.

“Santa Maria, Mãe da Misericórdia” será o tema da Peregrinação da Rensa ao Santuário Nossa Senhora da Piedade no dia 1º de outubro, sábado, de 9h às 12h. A programação contará com momentos de oração, catequese e celebração litúrgica. O tema escolhido faz alusão a citação de Maria feita por Papa Francisco na Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericória.

Fé e política

Por ocasião do ano eleitoral, o vigário episcopal, padre Jerzy Wydrych lembrou ao grupo da importância em promover debates sobre fé e política nas comunidades de fé. “Temos que deixar de lado o medo de discutir esse assunto (política e eleições). A política é importante e deve refletir nossa caminhada de fé de forma prática”, disse o vigário.

Representante dos religiosos na Rensa, frei José Roberto Lima apresentou ao grupo uma cartilha com sugestões para encontros que retratam a temática fé e política. O material foi elaborado pelo Secretariado de Missão e Evangelização da Província Santa Cruz / MG e tem como foco o processo eleitoral municipal. A sugestão de Frei José Roberto é que a cartilha seja trabalhada nos Círculos Bíblicos ou outros grupos paroquiais.

Além dos principais pontos abordados, cada representante pastoral comunicou o andamento das atividades na região e pontuou pontos negativos e positivos. As formações para catequistas promovidas no primeiro semestre de 2016 em nível regional foram ações positivas destacada no conselho. O próximo Conselho Pastoral Regional da Rensa será no dia 26 de novembro. Todos os representantes pastorais e vigários forâneos são convidados.