Você está em:

Relações Internacionais: PUC Minas recebe visita de diplomatas da Polônia

Na manhã desta quinta-feira, 10 de fevereiro, a PUC Minas recebeu a visita do embaixador da República da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski, que falou sobre a União Européia em uma palestra destinada a estudantes do curso de Relações Internacionais. O diplomata estava acompanhado do cônsul honorário da República da Polônia no Brasil, Sérgio Pitchon, do cônsul geral da República da Polônia em São Paulo, Jacek Such, e do conselheiro do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Polônia em São Paulo, Krzysztof Gieranczyk.

O embaixador fez uma descrição, um breve histórico e apresentou dados sobre o bloco econômico. Na sua opinião, a União Européia é o maior projeto de integração entre países já realizado, sendo o seu mercado interno a sua maior realização. Ele destacou que uma das maiores características da União Européia é a livre circulação de produtos e pessoas entre os países que compõem o bloco. Segundo ele, compreender essa experiência pode ser útil para a integração dos países que compõem o Mercosul.

De acordo com Kisielewski, o Brasil mantém boas relações comerciais com a Polônia e, diferentemente de vários outros países afetados pela crise econômica mundial ocorrida em 2009, as duas nações apresentam um grande crescimento. “Brasil e Polônia vivem um ótimo momento do ponto de vista econômico”, comentou.

O embaixador encerrou a palestra incentivando os estudantes da platéia a participarem do Erasmus Mundus, programa que oferece bolsas de estudos em universidades na Europa para cursos de mestrado e doutorado.

Para Jardiel Cunha Nogueira, estudante do 8º período do curso de Relações Internacionais, assistir a essa palestra representou uma oportunidade de compreender a União Européia e o seu relacionamento com o Brasil.

Parcerias

Após a palestra, a comitiva polonesa foi recebida pela vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, e pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa.

A vice-reitora agradeceu a oportunidade de os alunos poderem conhecer um pouco mais da história da Polônia, por meio da palestra do embaixador, e expressou o interesse da PUC Minas em firmar convênios com universidades daquele país do Leste Europeu, com quem o Brasil tem muitas afinidades históricas.

O embaixador Jacek Kisielewski, que atuou por 17 anos como professor universitário e pesquisador, destacou a importância de estreitar relações com a PUC Minas, uma instituição, segundo ele, de grande relevância no cenário educacional. A vinda a Belo Horizonte incluiu também uma visita à Universidade Federal de Minas Gerais.

O cônsul honorário da República da Polônia em Belo Horizonte, Sérgio Pitchon, reforçou o interesse em desenvolver trabalhos conjuntos com a PUC e ofereceu, para ser exposta na Universidade, a mostra 30 Anos do Solidariedade, sindicato polonês que se constituiu, na década de 80, em um amplo movimento social anti-comunista.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH