Reitores de Santuários de todo o Brasil se reúnem na Arquidiocese de Belo Horizonte

Reitores e representantes de Santuários de todo o país se reuniram durante a abertura do 22º Encontro Nacional dos Santuários do Brasil, na noite desta segunda-feira, dia 6 de março, na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Durante a solenidade de abertura, na cidade de Caeté, os participantes assistiram a apresentação do Grupo Sarandeiros, um espetáculo cultural que reúne dança e música popular.

O padre Fernando César do Nascimento, reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, recebeu os visitantes e destacou que os temas do encontro propõem um debate em torno do papel dos santuários na missão evangelizadora da Igreja no Brasil. Para ele, a grande contribuição que têm a dar é ser a expressão de uma “Igreja aberta, em saída, que traduz o Evangelho em sua vida”.

“De que forma? Procurando acolher as pessoas, ou melhor, a pessoa, vivendo a plenitude do Evangelho, acolhendo a pessoa com ela é, e independente do que ela tenha vivido, amando-a e respeitando-a. Dessa forma, vamos colaborar para uma sociedade justa e fraterna. De forma também que as pessoas que vêm ao Santuário, possam voltar para suas paróquias e suas casas irradiando essa verdade”, explica.

Segundo padre Fernando, os santuários também ajudam a “curar as feridas” do povo que recorre a eles em meio às ansiedades do mundo contemporâneo. “Muitas pessoas chegam aos santuários com feridas muito profundas no seu interior, e os santuários acabam sendo como um ‘bálsamo’ para elas, ajudando a curar essas feridas, reanimando suas vidas. Porque, com toda essa mudança de época, com tanta permissividade do mundo de hoje, está explícito que quem a Deus não tem, nada tem!”, afirmou.

Nesta terça-feira, dia 7, no Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor, preside Missa e, logo em seguida, ministra conferência com o tema “Santuário: lugar de oração, cultura e serviço aos pobres”. O encontro segue até o dia 10 de março.

ASSUNTOS RELACIONADOS

Dom Walmor celebra Missa e ministra conferência durante o 22º Encontro de Santuários do Brasil

Informações: Observatório da Evangelização e Site Canção Nova

Fotos: Observatório da Evangelização  e Santuário São Judas Tadeu/SP