Dom Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte foi eleito secretário da nova presidência do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2023 -2027, nessa terça-feira, 31 de maio. A eleição foi realizada durante a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSER), que reúne além dos arcebispos e bispos, também os administradores diocesanos de Minas Gerais, nesta semana em Belo Horizonte.
Além de dom Joel, foram escolhidos para a presidência dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros (MG), reeleito como presidente do Regional Leste 2 da CNBB. O episcopado mineiro também escolheu Dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana (MG), como vice-presidente.
Bispos elegem os novos referenciais das Comissões Episcopais Pastorais do Regional Leste 2
Nessa terça-feira, 31 de maio, durante eleição, os arcebispos e bispos mineiros escolheram os novos referenciais das Comissões Episcopais Pastorais que estarão à frente de cada uma delas durante quadriênio (2023 – 2027).
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte, foi eleito presidente da Comissão para a Comunicação. O episcopado também elegeu dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte, como referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, e dom Júlio César Gomes Moreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, eleito para a Comissão Novas Comunidades e Associação de fiéis.
Dom Geovane Luís Silva, nomeado para a Diocese de Divinópolis, foi eleito para a Comissão Bens Culturais da Igreja.
Clique aqui e saiba mais sobre as demais definições para as Comissões Episcopais.