Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida promove Fórum Social e Político

Com o tema “Toda ação pastoral tem uma dimensão social e política”, o Fórum Social e Político da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) será realizado no próximo dia 6 em Contagem. O encontro será importante momento de reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral Social da RENSA, à luz dos programas nove e dez do projeto de evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte “Igreja Viva Sempre em Missão”. Estes programas definem diretrizes para os trabalhos que interferem nos campos social e político.

De acordo com Liliam Daniela, que faz parte da Equipe da Pastoral Social da Região Episcopal, o encontro objetiva propiciar também um momento de formação e, ao mesmo tempo, de partilha das muitas experiências vivenciadas no campo social e político da RENSA. “Já fizemos seis encontros preparatórios e esta será a plenária final. A metodologia que adotamos é o ver, julgar e agir. Observamos a realidade social, a partir do que vemos a gente faz um julgamento e depois desenvolvemos ações para transformar esta realidade”, explica.

Paralelamente, busca-se com a organização deste fórum criar um espaço permanente de articulação, formação e divulgação das pastorais, grupos e movimentos que buscam unir fé e vida, na promoção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Data do Fórum: 06/11/2010, das 14 às 17h
Local: Sede da Cúria Regional (Avenida Babita Camargos, 1083 – Cidade Industrial – próximo à Praça da Cemig).

14h – Mística de abertura
14h30 – (Ver) A realidade social e política da RENSA à luz do fórun das foranias
15h – (Julgar) Assessoria com o tema ” Toda ação pastoral tem uma dimensão social e política.
Facilitador: Pe. Carlos Pinto (Ex vigário Episcopal da Região Nossa Senhora Aparecida)
16h – Lanche
16h15 – Trabalho em grupos
16h45 – (agir) Encaminhamento dos grupos
17h – Encerramento

Mais informações no telefone 3428-8046 ou pelo e-mail rensa.social@yahoo.com.br.