Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida promove Fórum Pastoral para Ação Missionária

Padres, diáconos e leigos, representantes de pastorais das paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, se reuniram no último sábado, 1, para o Fórum Pastoral para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas da Rensa. O encontro aconteceu na Cúria Regional de Contagem e foi assessorado por dom Vicente, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e pelo padre Wagner Calegário, vigário episcopal do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas (VEAM).

O Fórum Pastoral é resultado do compromisso que o Vicariato assumiu de fortalecer o processo de evangelização nas áreas de vilas e favelas da Arquidiocese de Belo Horizonte e o objetivo do encontro foi traçar planos de ações concretas de atuação missionárias nessas regiões.

A abertura do encontro foi feita pelo padre Jorge Wydrych, vigário episcopal da Rensa, que deu as boas vindas a dom Vicente e ao padre Wagner. Segundo o padre Jorge, o encontro é importante por fortalece o propósito do Ano Missionário, o qual atende o apelo do Papa Francisco “de ser uma Igreja em saída e ir ao encontro de nossos irmãos”.

Dom Vicente falou sobre a importância do Ano Missionário na Arquidiocese de Belo Horizonte, que veio “como um impulso para as ações missionárias na Arquidiocese, e reforçou a necessidade de realizar ações concretas nas áreas de vilas e favelas”. O Bispo auxiliar também destacou o trabalho de campo que está sendo realizado nesses lugares e o objetivo de formar ou fortalecer as comunidades missionárias na casa da Palavra, da Eucaristia e da caridade.

Ano Missionário

O Ano Missionário na Arquidiocese de Belo Horizonte será vivido de outubro de 2018 a outubro de 2019. Convocado por dom Walmor, busca intensificar ainda mais os trabalhos de evangelização nas comunidades de fé, principalmente nas vilas e favelas. Para isso, todos são convocados a fortalecer o compromisso com a ação missionária, proclamando sempre a Palavra de Deus.