Reforma política: dom Joaquim Mol participa de reunião em Brasília

Dom Joaquim Giovani Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participou de reunião em Brasília, para tratar dos projetos de Reforma Política apoiados pela CNBB e organismos ligados à entidade.

Os projetos debatidos têm como objetivo modificar o cenário político do Brasil, com mais transparência e moralidade nos processos eleitorais e de governo. São eles: o projeto de lei de iniciativa popular, conduzido pela Coalizão Democrática para a Reforma Política e Eleições Limpas, e o Plebiscito Popular para convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para Reforma Política, liderado pela Plenária Nacional dos Movimentos Sociais Brasileiros.

Durante a reunião foram deliberadas três importantes propostas: o encaminhamento às entidades envolvidas, de documento com informações sobre a realização paralela e conjunta das duas campanhas;  a organização, em agosto,  de seminário para as instituições que conduzem os projetos, e a realização da “Semana Nacional pela Reforma Política”, de 1 a 7 de setembro. Na ocasião, serão distribuídos por todo país pontos para coleta de assinaturas e votos para o plebiscito, em ato conjunto dos dois projetos.

Mais informações sobre os projetos

O projeto de lei de inciativa popular para Reforma Política é uma iniciativa da CNBB e da OAB que deu origem à Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas, apoiada por quase cem entidades e por 170 parlamentares.

A outra mobilização é o Plebiscito Popular. Trata-se de uma iniciativa da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais Brasileiros, apoiado por diversas Pastorais Sociais e busca recolher votos para fazer com que haja a convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para Reforma Política. A mobilização, segundo consultores da Semana Social Brasileira, pode ajudar no trabalho de educação política, com esclarecimento à população sobre o funcionamento dos poderes públicos e processos ali desenvolvidos.

Para que a proposta se torne um projeto de lei de iniciativa popular, é preciso reunir mais de 1,5 milhão de assinaturas. Todos são convidados a aderir e, também, a pedir o apoio de pessoas próximas. Um pequeno gesto pode fazer grande diferença.

Para ajudar, basta imprimir o formulário (clique aqui para visualizá-lo), preenchê-lo com os dados do título de eleitor e entregar no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte. O endereço é Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha. O CEP é 31210-120.

– Consulte os dados do seu título de eleitor aqui.

– See more at: https://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=8125#sthash.z3aDY2yS.dpuf