Quantos pães tendes?… (Mc 6, 38)

Na vida há situações tão sedutoras que até perdemos a noção do tempo, como aconteceu outrora com aquele povo que escutava Jesus… Caminharam com rapidez, escutaram com interesse e nem perceberam que as horas tinham passado… O que fazer?

Despedi-los é a situação mais fácil e descomprometida: Virem-se e que cada um cuide de si! Jesus surpreende os discípulos com outra demanda: Quantos pães tendes?… O que vocês têm para partilhar?… As perguntas de Jesus são diretas e mexem com o coração, pois provavelmente temos muito mais do que gostaríamos de partilhar. Mas, só assim o nosso individualismo se quebra e seremos mais humanos e melhores cristãos. A partilha humaniza e cristianiza.

Jesus nos pede compartilhar o que somos e temos. Muito? Pouco? O que você puder fazer, faça-o com alegria! E assim foi! Todos compartilharam o pouco que tinham e ficaram saciados e felizes. Quantos pães tendes? Numa sociedade consumista como a nossa o convite está feito. Quem compartilhar o que é e tem será muito mais feliz. Eu tenho sentido isso algumas vezes e visto muito mais! Sem partilha não há realização.

Uma pergunta: Você é feliz?

Pe. J. Ramón F. de la Cigoña, SJ
Escritor e professor