O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas por meio do projeto Rota Lund, um roteiro científico, cultural e turístico, trabalha na preservação de três grutas em Minas Gerais: Lapinha, Rei do Mato e Maquiné.
O Rota Lund, projeto do governo de Minas, tem como marco zero o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e termina na Gruta de Maquiné, situada em Cordisburgo. O Rota Lund promove a visitação às grutas e aos acervos arqueológicos e paleontológicos do Estado.
As grutas Lapinha (48 quilômetros de BH), Rei do Mato (Sete Lagoas) e Maquiné (Cordisburgo) estão sendo revitalizadas.
A gruta de Maquiné já possui iluminação especial que realça os salões cobertos de estalagtites e estalagmites e valoriza ainda mais as formações calcárias datadas de 600 milhões de anos. Nas três grutas haverá centros de recepção aos turistas. O projeto da PUC Minas prevê também visitas ao Parque Estadual do Sumidouro, localizado em Pedro Leopoldo e Lagoa Santa.
O professor Castor Cartelle, curador da coleção de paleontologia da PUC Minas, alunos e estagiários da universidade, trabalham em um novo projeto ambiental para as áreas arqueológicas e paleontológicas. “Minas preserva e valoriza a herança do passado descoberta pelo paleontólogo dinamarquês conhecido como Doutor Lund (1801-1880), em meados do século 19. Daí a ideia do projeto Rota Lund que é permanente e vai se adequando ao turismo do século 21”, relata o professor Castor Cartelle.
O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, desde a sua criação, em 1983, desenvolve atividades científicas, educativas e culturais. É um espaço interdisciplinar da universidade que complementa sua extensão de serviços à comunidade.
Outras informações no Museu de Ciências Naturais PUC Minas, pelo telefone: (31) 3319-4152.