A Universidade do Sentido idealizada pelo Papa Francisco chega à PUC Minas. Nesta segunda-feira, 11 de março, será realizada a abertura do encontro de formação do programa educativo, das 13h45 às 15h, no auditório 3, prédio 43, Campus Coração Eucarístico (Av. Dom José Gaspar, 500).
A PUC Minas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, atuará no âmbito da Cátedra Scholas para instituir a Universidade do Sentido. O programa educativo que une universidades públicas e privadas trabalha com um objetivo comum: promover a cultura do encontro pela paz, respondendo à crise global do sentido, como nos pede o Santo Padre.
Ao longo da semana, 55 participantes selecionados, entre eles, estudantes, colaboradores, professores e membros da sociedade civil participarão da formação, que tem como base três eixos: arte, jogos e pensamento para difundir a perspectiva educativa do Papa Francisco em relação à cultura do encontro, diminuindo as fronteiras, acolhendo o outro e colocando a pessoa humana no centro da educação.
Participam da abertura do encontro de formação o reitor da PUC Minas, padre Luís Henrique Eloy e Silva, a pró-reitora de Extensão,Carolina Resende; o coordenador do Laboratório de Extensão, Práticas, Pesquisas e Publicações Acadêmicas e Internacionalização (Lepppai), Robson Figueiredo Brito; e a representante do Scholas Occurrentes, a arquiteta Elisabetta Mc’Kena.
Universidade do sentido: Cátedra Scholas
O Papa Francisco criou a Universidade do Sentido, em 15 agosto do ano passado. Trata-se de uma universidade pública que visa responder à crise global do sentido, com sede no Vaticano. A instituição é autônoma e é administrada pelo Movimento Educacional Internacional Scholas Occurrentes. “Scholas, como uma comunidade que educa, como uma intuição que cresce, abre as portas da Universidade do Sentido, com estudantes de todas as realidades, línguas e credos, para que ninguém fique de fora quando o que está sendo ensinado não é uma coisa, mas a própria vida”, afirmou o Papa Francisco em um comunicado divulgado pelo Scholas.