Você está em:

PUC Minas fará maior investimento entre instituições de ensino superior para construção da Biblioteca do Futuro

A Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), aprovou o projeto Biblioteca do Futuro, apresentado pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e Infraestrutura da PUC Minas, no valor de R$ 4,132 milhões. O projeto foi apresentado num edital específico para universidades privadas. A Universidade foi a única do Estado selecionada pelo órgão do MCT e a dotação orçamentária é a maior destinada a uma instituição de ensino da região Sudeste. A proposta da Biblioteca do Futuro, segundo o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, João Francisco de Abreu, permite e facilita a interação da PUC Minas com outras Universidades do mundo. Com uma área equipada de computadores de alto desempenho, ela gerará grande apoio às pesquisas e aos estudos acadêmicos relacionados com a pós-graduação.

Um dos grandes diferenciais do projeto da PUC Minas é a acessibilidade, com suporte tecnológico e científico para pessoas com necessidades especiais (libras e braille). De acordo com o pró-reitor João Francisco de Abreu: “Conversando com o mundo inteiro por meio de uma rede de computadores de alto desempenho, abrimos as portas da Universidade para todas as outras áreas e não apenas à pós-graduação.”

Extensão e graduação vão usufruir de um banco de dados contendo informações sobre as pesquisas já desenvolvidas no âmbito da pós-graduação. Além disso, o projeto prevê uma Mapoteca Analógica e Digital com registros das bases cartográficas atualizadas, uma área para a Biblioteca Digital constituída de suportes em mídias eletrônicas, suporte em inglês e espanhol e salas de conferências internacionais. “Os princípios de inovação, informação compartilhada, acessibilidade da Biblioteca do Futuro elevam ainda mais o padrão PUC Minas de qualidade de ensino superior”, informa o pró-reitor. A previsão é que em três anos, o prédio, construído dentro do chamado “conceito edifício inteligente”- energia solar, reaproveitamento da água de chuva, economia de energia – seja concluído. A Biblioteca do Futuro será instalada ao lado do prédio da Biblioteca Central Pe. Alberto Antoniazzi, no campus Coração Eucarístico.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH