A PUC Minas está listada novamente entre as melhores universidades do mundo no ranking da Times Higher Education (THE), edição 2021, divulgado nesta quarta-feira, 2 de setembro. A PUC Minas continua sendo a única instituição privada de Minas Gerais e uma das cinco particulares do país a fazer parte do ranking. Ao todo, o Brasil conta com 46 universidades listadas, entre as quais três universidades públicas mineiras. Confira aqui. Com esse resultado, a Universidade está presente pela terceira vez no ranking mundial da Times Higher Education.
No ranking THE, foram avaliadas 1.527 universidades de 93 países e regiões de todo o mundo, sendo que a Universidade de Oxford, da Inglaterra, lidera a lista pela quarta vez. São utilizados 13 indicadores para medir o desempenho das instituições nas áreas de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização. Entre os quesitos avaliados, a PUC Minas se destaca no indicador que avalia a sua capacidade de estabelecer parcerias com o setor privado.
Apesar de o Brasil não ter nenhuma instituição de ensino superior e entre as 200 melhores do mundo, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) melhoraram suas classificações, respectivamente entre 251-300 e 501-600.
Presença constante
Em junho de 2020, a PUC Minas figurou no THE Golden Age Ranking 2020, se destacando nas áreas de inovação e parcerias com o mercado. Em abril deste ano, esteve presente no Times Higher Education Impact Ranking, que avaliou o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas 766 universidades participantes, diante dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A Universidade também se classificou entre as melhores na edição mundial dessa pesquisa em 2019 e entre as melhores instituições de ensino superior dos países de economia emergente no mesmo ano.