PUC Minas e Programa Apac promovem Dia das Crianças com oficinas e atividades de lazer – 17 de outubro

No próximo domingo, dia 17 de outubro, um grupo de professores e alunos que atuam no Programa Apac Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) Santa Luzia, vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos (Proex) da PUC Minas, promovem, com os familiares dos recuperandos, o Dia das Crianças na Apac.

O evento conta com a participação de estudantes e professores dos cursos de Psicologia (Coração Eucarístico) e Direito (Praça da Liberdade e São Gabriel) e estudantes extensionistas ligados ao Núcleo Educativo da Proex.

Várias atividades com o intuito de promover maior interação e fortalecimento dos laços entre os recuperandos e seus filhos estão programadas: oficinas, palestras e atividades lúdicas. Mais de cem crianças, filhos dos recuperandos, estão inscritas.

Programa teve ampliação de ações este ano

A Apac de Santa Luzia é administrada por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, envolvendo ainda as parcerias com a Arquidiocese de Belo Horizonte (representada pelo Vicariato Episcopal para Ação Social e Política), a PUC Minas (representada pelo Núcleo de Direitos Humanos da Proex) e a congregação dos Irmãos Maristas. Atualmente, cerca de 160 recuperandos dos regimes fechado e semiaberto são atendidos no Centro de Reintegração Social de Santa Luzia.

O Programa Apac/PUC Minas, coordenado pelo Núcleo de Direitos Humanos da Proex, conta com uma série de atividades regulares desenvolvidas por um grupo de cerca de 50 estudantes e dez professores que propiciam aos recuperandos: assistência jurídica (Curso de Direito – Praça da Liberdade), atendimento psicológico individual e em grupo (curso de Psicologia – Coração Eucarístico), oficinas de informática (Curso de Sistemas de Informação – São Gabriel), oficinas de cidadania (projeto PET/Ciências Biológicas – Coração Eucarístico) e a produção de uma cartilha sobre a Apac de Santa Luzia, com participação dos recuperandos (sob a responsabilidade do Curso de Letras – São Gabriel e Coração Eucarístico).

Além das ações envolvendo os alunos extensionistas desses cursos, os núcleos Educativo e de Promoção à Saúde, ambos da Pró-reitoria de Extensão, atuam com várias atividades nas áreas de educação e promoção à saúde dos recuperandos. O primeiro, implantando a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia, e o segundo, com oficinas de educação para a saúde e na área nutricional.

Outras informações sobre o Projeto Apac podem ser obtidas pelo e-mail nucleodh@pucminas.br ou no site www.pucminas.br/proex/apac.