PUC Minas e Colégio Santa Maria apoiam campanha contra o câncer

O Colégio Santa Maria e a PUC Minas, instituições de ensino da Arquidiocese de Belo Horizonte, apoiam a Campanha Outubro Rosa, que alerta para a importância da realização de exames preventivos contra o câncer de mama.

A fachada da Unidade Coração Eucarístico da PUC Minas está iluminada com refletores rosa durante todo o mês, representando o apoio da PUC Minas à Campanha.

No Colégio Santa Maria, professores e funcionários foram convidados a utilizar o laço rosa que é o símbolo da Campanha. Cartazes e cartilhas estão sendo distribuídos entre os alunos com o objetivo de fazer com que a informação se multiplique e chegue aos pais, familiares e amigos.

O movimento, que ganhou esse nome devido ao laço rosa que simboliza a luta contra a doença, começou nos Estados Unidos e atualmente é reconhecido em todo o mundo. A iniciativa chegou ao Brasil por meio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) em 2008, quando diversos monumentos brasileiros como o Cristo Redentor, o Obelisco de Ibirapuera, palácios governamentais e diversos outros cartões postais passaram a se iluminar de rosa no mês de outubro, no intuito de fazer uma alusão à campanha contra a doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o que mais mata no Brasil e o segundo tipo mais frequente no mundo. Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.

Mais informações: www.saude.mg.gov.br/outubrorosa