PUC Minas e CNBB Leste 2 realizam o 30º curso para formação de catequistas

A Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a 30ª edição do Curso do Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC), de 2 a 14 de janeiro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).

A formação é voltada para o aprofundamento da formação de coordenador de catequese e está dividida em três módulos, com carga horária de 460 horas/aula.

O IRPAC, que neste ano, conta com cerca de 120 participantes é destinado a catequistas, coordenadores de catequese, leigos e leigas, religiosos e religiosas e padres das arqui/dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo e que possuam experiência no ministério catequético.

Recordando os 30 anos, o Instituto reconhece o crescimento ao longo do tempo e o atual contexto, no qual se apresenta como “grande e madura” experiência de formação catequética do Regional Leste 2. No ano de 2013, em parceria com a PUC Minas, o curso foi reconhecido em “Especialização em Catequética”, pensando em propor aos catequistas e coordenadores de catequese uma formação e uma espiritualidade, que lhe dê condições de gerar respostas aos inúmeros desafios que a realidade apresenta ao processo catequético a serviço da iniciação à vida cristã.

A Especialização em Catequética tem como objetivo oferecer novas perspectivas e linguagens para a catequese, sobretudo no mundo digital e urbano. De acordo com o IRPAC, outro diferencial do curso é o acompanhamento pessoal dos alunos, a troca de experiências e os estudos de casos, com o objetivo de intervir nos processos catequéticos, visando melhorar a coordenação dos trabalhos e a formação de catequistas.

Sobre o IRPAC

O curso do IRPAC teve início em janeiro de 1987, com a aprovação dos bispos e a inspiração de Inês Broshuis, do então diácono e hoje bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Giovani Mol, padre Alberto Antoniazzi, Bernardo Cansi e do então bispo de Itabira, dom Mário Gurgel.

Atualmente a Comissão Regional de Catequese é a equipe coordenadora do IRPAC, tendo à frente o bispo de Caratinga (MG), dom Emanuel Messias de Oliveira.