A PUC Minas, em 2023, foi avaliada com nota 5, conceito máximo, no processo de recredenciamento institucional, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A Universidade foi avaliada em processo composto por diversas etapas necessárias para gerar o Conceito Institucional (CI), que vai de 1 a 5. Para chegar a esse resultado, são avaliados cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas, Desenvolvimento Institucional, Infraestrutura e Políticas de Gestão. A PUC Minas recebeu a nota máxima em todos os quesitos.
A submissão a este processo avaliativo, promovido pelo MEC para obtenção de recredenciamento, é um processo necessário para a continuidade da oferta de cursos das Instituições de Educação Superior (IES). O recredenciamento é realizado a cada dez anos, mas, periodicamente, todos os cursos de graduação passam por um processo de avaliação. Nesses casos, o instrumento é composto por três dimensões: Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. É por meio delas que é calculado o Conceito de Curso (CC).
Essa excelência certificada pelo recredenciamento institucional segue sendo reconhecida por meio das avaliações periódicas dos cursos de graduação ofertados pela PUC Minas.