Você está em:

PUC Minas desenvolve parceria para capacitar milhares de jovens com projeto de cultura digital

A PUC Minas, o Governo do Estado de Minas Gerais e a Usiminas firmam, nesta terça-feira, 2 de março, acordo de cooperação técnica para a implantação do Inove, o mais novo núcleo do Plug Minas, um dos projetos estruturadores do governo estadual. O Plug Minas é um centro de formação e experimentação digital, o maior projeto de cultura digital do País. O evento, que será realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, às 15h30, contará com a presença do governador de Minas Gerais, Aécio Neves; do presidente da Usiminas, Marco Antonio Castello Branco; e do reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

A metodologia de formação dos estudantes foi fundamentada pelos professores do curso de graduação tecnológica em Jogos Digitais da PUC Minas, ofertado na unidade São Gabriel desde 2006. Os profissionais que irão atuar no núcleo são professores (mestres e doutores) e estudantes da PUC Minas, envolvidos em atividades de natureza interdisciplinar, com o apoio dos cursos das áreas de Letras, Comunicação Social, Psicologia e Computação. O investimento total da Usiminas na parceria é de R$ 2 milhões, ao longo de cinco anos de projeto. O Governo de Minas disponibilizará o espaço para a construção do Centro, no bairro Horto, região Leste da capital, além de transporte e alimentação para os alunos. Por ano, o Plug Minas formará 8 mil jovens.

O núcleo, voltado para estudantes de escolas públicas estaduais, atuará na formação e na experimentação digital em Game Design, Programação e Arte 2D. O objetivo do Centro é desenvolver nos participantes habilidades e competências que facilitam a entrada no mercado de trabalho. Sua metodologia envolve formação e profissionalização em oficinas de estudo para lidar com aspectos da tecnologia e da cultura digitais, abrangendo conhecimentos básicos na área de jogos digitais e a apresentação de um jogo no fim do curso. A intenção é que, na conclusão do curso, o jovem tenha competência para atuar na área de Jogos Digitais.

A expectativa é que o núcleo forme, anualmente, 500 jovens de 15 a 24 anos, oriundos de escolas públicas estaduais de Belo Horizonte e Sabará, inicialmente. O processo seletivo dos jovens já foi realizado. As inscrições para a primeira turma foram realizadas nas escolas públicas. As aulas do primeiro ano começarão logo após a finalização das obras de adequação do Plug Minas, que estão em andamento.

Outras informações pelo telefone: (31) 3319-4371.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH