A PUC Minas oferece cursos de extensão em Educação Especial para professores que atuam ou queiram atuar no atendimento educacional especializado ou em escolas comuns inclusivas.
As inscrições poderão ser feitas de 2 a 20 de fevereiro, pela internet no www.pucminas.br/proex, ou pessoalmente, no Núcleo de Direitos Humanos ou Inclusão (NDHI) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Unidade Coração Eucarístico. Os cursos serão oferecidos aos sábados, quinzenalmente, de 8h às 12h e de 13h às 16h40, de março a dezembro. O aluno poderá optar por até dois cursos, um de cada bloco.
O objetivo é oferecer formação para que os professores possam educar considerando a diversidade da sala de aula e, principalmente, os alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades:
BLOCO I
Curso I: Educação Inclusiva: Deficiência Física, Deficiência Auditiva e Deficiência Visual – 136h
Educação Inclusiva e Educação Especial. Estratégias educacionais para o ensino de alunos surdos, com baixa visão, cegos ou com deficiência motora na sala de aula comum. 
Curso II: Atendimento Educacional Especializado para aluno com Deficiência Transtorno Global do Desenvolvimento – 120 horas
Diferentes Compreensões do Autismo. Teoria da Mente, Função Executiva e Cognição Social. Metacognição. Desenvolvimento infantil típico. Linguagem e Comunicação. Atendimento Educacional Especializado. Famílias. Vida social. Mercado de trabalho.
Curso III: Atendimento Educacional Especializado para aluno com Deficiência Intelectual – 120 horas
Deficiência Intelectual e Síndrome de Down: conceito e panorama histórico. Desenvolvimento humano, conceito de inteligência, processos de ensino e avaliação da pessoa com Deficiência Intelectual e Síndrome de Down. Papel da família e escola no processo de desenvolvimento. Atendimento Educacional Especializado. Tecnologias Assistivas no acesso ao currículo da escola regular. Mercado de trabalho.
Curso IV: Educação Especial: Informática Acessível, Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa – 120h
Ferramentas do Windows como opções de acessibilidade para pessoas com deficiência. Construção de material didático usando ferramentas do Office como Word e Power point. Uso da internet para navegar e salvar vídeos e imagens. Recursos e serviços que podem minimizar o esforço de pessoas com deficiência em suas atividades diárias e softwares que facilitam o processo de escrita e leitura. Identificar recursos de baixa tecnologia e alta tecnologia. Construção de materiais. Conhecendo o usuário de CAA. Tipos de símbolos para comunicação. Técnicas de seleção. Organização do recurso. Softwares para comunicação e trabalho pedagógico com a pessoa com deficiência. Construção de materiais.
BLOCO II
Curso V: Educação Inclusiva: Transtorno Global do Desenvolvimento, Deficiência Intelectual e Altas Habilidades – 136h
Educação Inclusiva e Educação Especial. Estratégias educacionais para o ensino de alunos com transtorno global do desenvolvimento, com deficiência intelectual e com altas habilidades ou talentosas.
Curso VI: Atendimento Educacional Especializado para aluno com Deficiência Visual – 120 horas
Definição de cegueira e baixa visão. Desenvolvimento Infantil. Fatores que podem acarretar atraso no desenvolvimento da criança cega congênita. Atendimento Educacional Especializado. Sistema de escrita em Braille. Alfabetização. Livro acessível – MecDaisy. Apresentação dos leitores de tela: NVDA, DOSVOX, VIRTUAL VISION.  Matemática: código em Braille, raciocínio lógico. Sorobã. Adaptação de recursos pedagógicos. Avaliação Funcional da visão. A importância da audiodescrição. Orientação e mobilidade.
Curso VII: Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez – 120 horas
Histórico e Concepções. Aquisição da linguagem. O desenvolvimento cognitivo da pessoa com surdez. Língua de Sinais Brasileira. Embasamento Legal. Abordagens de ensino: metodologias e estratégias. Português como segunda língua.  O aluno com surdez e o seu professor ouvinte. O Interprete Educacional. Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com surdez.
Curso VIII: Atendimento Educacional Especializado para o aluno com Deficiência Física – 120 horas
O processo de escolarização e aprendizagem da pessoa com Deficiência Física. Atendimento Educacional Especializado. Identificação, seleção, construção e implementação de recursos pedagógicos e estratégias de trabalho necessários para a garantia das condições de acesso, participação e aprendizagem do aluno com deficiência física. Tecnologia Assistiva.
Informações: 
Av. Dom José Gaspar, 500, Prédio 30, Coração Eucarístico – Belo Horizonte/MG 
(31) 3319 4977 / 3319 4902 / ndhi@pucminas.br