PUC Minas acolhe o 34º Congresso Internacional da Soter

Um abraço do bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, ao presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), professor doutor Cesar Augusto Kuzma, como forma de acolhida a todos os participantes, marcou a abertura da 34ª edição do Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, Soter, na manhã desta terça-feira, 12. Com o tema “Religiões e projetos de Brasil nos 200 anos de Independência”, o evento acontece de forma híbrida, com participação presencial no campus Coração Eucarístico da PUC Minas e com participantes online, por meio da plataforma Zoom.

Em sua fala de acolhida, o professor Cesar destacou o contexto pandêmico que impediu a realização do congresso de modo presencial nos últimos dois anos. “A intenção de voltar a esta casa novamente e encher este auditório era imensa. O Congresso 2022 foi pensado na forma híbrida, nos permitindo voltar em parte a esta casa e uma outra parte de modo remoto. Podemos dizer que é bom estar aqui. É bom poder partilhar e construir algo instigante e que corresponda à demanda de nossa sociedade. É bom também perceber que o uso da tecnologia nos tornou próximos, pois estamos conectados e interagindo, fazendo com que este Congresso e esta universidade entre na casa de quem ali se faz presente”, afirmou.

O presidente da SOTER agradeceu a todos que possibilitaram a realização do Congresso e ressaltou que para esta edição mais de 600 pessoas estão inscritas, assim como mais de 300 propostas de comunicações e apresentações de trabalho.

Momento de luminosidades

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, pontuou que a humanidade vive um momento complicado, mas cheio de luminosidades. “Nós não podemos enxergar só a escuridão. Há muitos sinais de luminosidade, há muita iluminação e talvez o momento que a gente vive, as dificuldades que a gente tem, salientem ainda mais o que é luz neste caminho”, ressaltou.

Como reitor da PUC Minas, dom Mol expressou a satisfação da universidade acolher mais uma vez  a edição do congresso que acontece anualmente. “Estou aqui para acolhê-los, gosto de criar todas as condições necessárias para que se sintam bem presencialmente, ou virtualmente, mas todos presentes, isso que é o mais importante. Os lugares que estão fisicamente vazios, estão preenchidos por quem não está aqui presencialmente”, destacou.

O evento acontece até a próxima sexta-feira, 15, com conferências, grupos e fóruns de trabalho.