Os 15 anos da criação da Unidade Barreiro, da PUC Minas, em Belo Horizonte, serão comemorados em solenidade nesta sexta-feira, 4 de novembro, a partir das 16h30, seguida de Celebração Eucarística em ação de Graças pela inauguração do Centro de Espiritualidade Jesus Redentor, na Unidade, às 17h15.A Unidade foi criada por meio da Portaria 080, da Reitoria, de 29 de novembro de 2001, ad referendum do Conselho Universitário, e referendada pela Resolução 08, do Consuni, em 29 de outubro de 2002.
Em fevereiro de 2002, a Unidade iniciou efetivamente suas atividades no Colégio São Paulo da Cruz, com os cursos de Ciências Contábeis e Sistemas de Informação e, em agosto do mesmo ano, também com os cursos de Administração e de Direito. Em 2003, foi transferida para prédio da Fundação Sidertube, da então V&M do Brasil. Desde 2004, funciona na avenida Afonso Vaz de Melo, 1200, em terreno cedido, por 40 anos, pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A Unidade se localiza próxima ao Restaurante Popular Dom Mauro Bastos, ao Batalhão de Polícia Militar e ao Viashopping Barreiro. A região é uma das mais tradicionais de Belo Horizonte e faz limite com os municípios de Contagem e Ibirité.
Atualmente, a Unidade ministra cursos de pós-graduação lato sensu e dez cursos de graduação, nos turnos manhã e noite: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Enfermagem, Nutrição, Sistemas de Informação, e graduação tecnológica em Gestão Financeira e em Logística. São, no total, quase 5 mil estudantes de graduação, 400 professores e 180 funcionários técnico-administrativos. Nesses 15 anos, a Unidade formou cerca de 6,8 mil profissionais.
A PUC Minas Barreiro está instalada em cinco prédios, com cerca de noventa salas de aula, dois auditórios e onze laboratórios, além da biblioteca, que possui acervo de 75 mil exemplares, entre livros, teses, periódicos e outras publicações.